Segurança no Trabalho e as tendências de emprego

higiene e segurança no trabalho - tendencias de empregoNovos desafios para a Segurança no Trabalho e a economia mundial: as alterações radicais no campo do emprego colocam novos desafios às profissões relativas a assegurar a saúde, segurança dos trabalhadores, mas também fizeram surgir novos riscos associados às novas profissões ou às condições em que se desenvolve o trabalho. Tais constatações resultam em esforços acentuados por parte das instituições internacionais e nacionais com responsabilidade no setor da Segurança no Trabalho.

A reorganização do trabalho e do conteúdo funcional das profissões, a subcontratação, as dificuldades colocadas à contratação de efetivos e o outsourcing, são algumas das alterações atuais que têm implicações sobre as condições de trabalho, o que explica a dificuldade acrescida em encontrar um bom equilíbrio entre as horas de trabalho e de lazer. Estas mudanças, têm resultado em acréscimo do stress relacionado com o trabalho e de outras doenças mentais, que têm por exemplo feito crescer o número de suícidios no local de trabalho, ou relacionados com a profissão.

A par destas alterações, a economia informal ou paralela, ocupa atualmente uma grande fatia da população ativa, com maior incidência para as mulheres, jovens sem formação, idosos ou emigrantes.Tal situação, mais evidente nos países em vias de desenvolvimento, coloca em risco milhões de trabalhadores, que todos os dias se sujeitam a condições precárias de trabalho, a troco do pouco que têm para sobreviver.

Nos últimos anos assistimos também a modificações substanciais na forma como se distribui a mão-de-obra por idades e género. Assim, nos países em desenvolvimento, as mulheres são as mais afetadas pela precaridade do trabalho, a par da sua falta de educação e formação, ficando assim mais expostas aos riscos emergentes e colocando maiores desafios à implementação da Segurança no Trabalho a nível mundial, tanto mais que esta falta de condições afeta também as crianças de tenra idade ou as que irão nascer.

Quem somos

Somos um centro de formação e de desenvolvimento de competências especializado em cursos de Segurança no Trabalho (ST), que se dedica à formação profissional de adultos. Assim, desenvolvemos cursos profissionalizante que, além da aquisição de competências técnicas por parte dos formandos, procura promover a sua certificação, de acordo com a classificação europeia dos níveis de qualificação.

INSTALAÇÕES