Segurança no Trabalho - Avaliação de riscos

Os objectivos das entidades com responsabilidade em garantir a segurança dos trabalhadores, nos seus locais de trabalho, são essencialmente os que se prendem com garantir que o trabalho prestado se realiza nas melhores condições para os trabalhadores, a fim de evitar acidentes ou doenças susceptíveis de diminuir a capacidade de prestação de trabalho, uma vez que esse facto tem implicações sociais e económicas gravosas, quer para os trabalhadores, quer para a sociedade no seu todo.

Constituição da Républica Portuguesa

Artigo 59.º
(Direitos dos trabalhadores)

1. Todos os trabalhadores, sem distinção de idade, sexo, raça, cidadania, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, têm direito:
...........
b) A organização do trabalho em condições socialmente dignificantes, de forma a facultar a realização pessoal e a permitir a conciliação da actividade profissional com a vida familiar;
c) A prestação do trabalho em condições de segurança e saúde...

Assim, a avaliação dos riscos profissionais é um dos objectos de trabalho dos técnicos de Segurança no Trabalho, não só porque importa detecta-los, mas principalmente porque é urgente minora-los.

Passos para a avaliação dos riscos

1. Identificar os perigos.

2. Identificar os trabalhadores expostos ou que possam vir a estar expostos.

3. Eliminar os perigos.

4. Avaliar os riscos que não podem ser eliminados.

5. Planificar a prevenção.

6. Assegurar a eficácia e actualidade do plano.

 

"Eliminar o risco, avaliar os riscos que não podem ser eliminados, planificar a prevenção e verificar a eficácia das medidas preventivas adoptadas é a sequência lógica da prevenção que deve ser aplicada em todas as empresas, incluindo as mais pequenas. Para esse efeito, cada empresa ou empregador deve-se dotar de consulta técnica da qual pode ter necessidade".É neste campo que são necessários os Técnicos de Segurança no Trabalho e os Técnicos Superiores de Segurança no Trabalho.

Quem somos

Somos um centro de formação e de desenvolvimento de competências especializado em cursos de Segurança no Trabalho (ST), que se dedica à formação profissional de adultos. Assim, desenvolvemos cursos profissionalizante que, além da aquisição de competências técnicas por parte dos formandos, procura promover a sua certificação, de acordo com a classificação europeia dos níveis de qualificação.

INSTALAÇÕES