Riscos emergentes no local de trabalho

Segurança no Trabalho:Os últimos tempo foram ricos em transformações no mundo do trabalho e nos processos de trabalho. Estas modificações transformaram os processos de trabalho e os diversos perfis profissionais.Também em Portugal estes factos colocam grande presão nos profissionais da segurança no trabalho, quer nos técnicos de Segurança no Trabalho, quer nos Técnicos Superiores de Segurança no Trabalho, por terem de conviver com os riscos tradicionais associados a um determinado perfil profissional, e ainda com os novos factores de risco.

O número de acidentes resultantes do desempenho de uma profissão diminuiram drásticamente nas ultimas décadas, em que o foco foi colocado na Segurança no Trabalho. Contudo, paradoxalmente, o crescimento económico tem trazido à discução um conjunto alargado de riscos profissionais, resultantes da vida moderna, de novas profissões ou de novas condições perante o trabalho. De facto, os perfis etários dos trabalhadores evoluíram, bem como a sua distribuição por género, o que tem determionado novas abordagens à Segurança no Trabalho.

Como tal, muitos governos, organizações e empresas, consideram de extrema importância a prevenção de riscos e de acidentes, reconhecendo que estes têm de ser dominados e que é essencial disporem de sistemas de gestão da Segurança no Trabalho para prevenir, quer os acidentes de trabalho, quer os problemas de saúde. Cada vez mais é reconhecido que as medidas em prol da segurança e da saúde têm impactos positicvos na produtividade das empresas e o emprego. É por isso que, apesar da crise, as empresas se empenham no respeito pelas normas relativas a Segurança no Trabalho.

Riscos profissionais novos e emergentes

Os riscos profissionais novos e emergentes podem ser causados por inovações técnicas ou por mudanças sociais ou organizacionais, tais como:

• Novas técnicas e novos processos de produção, por exemplo nanotecnologias e biotecnologias

• Novas condições de trabalho, por exemplo cargas de trabalho mais elevadas, intensificação das tarefas devido à restrição de efectivos, más condições associadas à migração laboral, empregos numa economia informal

• Formas emergentes de emprego, por exemplo emprego independente, outsourcing, contratos temporários

Quem somos

Somos um centro de formação e de desenvolvimento de competências especializado em cursos de Segurança no Trabalho (ST), que se dedica à formação profissional de adultos. Assim, desenvolvemos cursos profissionalizante que, além da aquisição de competências técnicas por parte dos formandos, procura promover a sua certificação, de acordo com a classificação europeia dos níveis de qualificação.

INSTALAÇÕES